Japoneses são pioneiros no estudo da nanotecnologia
A pasta de dente nano: O esmalte dos dentes contém um mineral chamado hidroxiapatita, que se deteriora pela ação das bactérias. A pasta possuiu a mesma substância em escala nano e tapa as fissuras no esmalte, antes que se transformem em cárie.Um comprimido-câmera permite, por exemplo, o diagnóstico de alguns tipos de câncer que passariam despercebidos nos exames tradicionais.
Nanotecnologia é esperança na cura de doenças como aids e câncer:
Nanomedicina:De acordo com os cientistas, em teoria, nanorobôs poderiam ser introduzidos no corpo, por via oral ou intravenosa, para identificar e destruir as células cancerosas ou infectadas por vírus. Também poderiam regenerar tecidos destruídos. Agir onde medicamentos não conseguem ser eficientes ou são muito demorados. Utilizando nanotubos, a medicina também poderá aumentar a precisão de cirurgias e exames.
Nanotecnologia já está disponível no comércio e na medicina
Empresas e universidades de todo o mundo investem, por ano, US$ 10 bilhões em nanotecnologia. Essa ciência traz promessas de beleza, saúde, conforto para o dia a dia.Você já pensou em curativo inteligente? Embalagem que prolonga por meses a vida útil de alimentos?
Vídeo:http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1116386-7823-UNIVERSO+NANO+CIENCIA+REVOLUCIONARIA+TRAZ+CONFORTO+PARA+O+DIA+A+DIA,00.html
Nanotecnologia transforma vidas sem que se perceba
Quando falamos em nano, estamos falando de uma medida que significa um bilionésimo do metro. Ou seja, é como dividir um metro em um bilhão de pedaços.
Vídeo:http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1115667-7823-UNIVERSO+NANO+A+POSSIBILIDADE+DE+UM+MUNDO+INVISIVEL,00.html
Fonte:Bom Dia Brasil
Disponível em:http://g1.globo.com/bomdiabrasil/0,,LS0-16026-74617,00.html